TUDO SOBRE COILS E OS DIFERENTES TIPOS DE RESISTÊNCIA DE VAPE

capa

Você conhece todos os tipos de Coils ? Sabe qual é a certa para o seu mod? Não?!

Acompanhe esse artigo agora mesmo e adquira conhecimento para aproveitar o seu vape ao máximo!

 

A coil, resistência ou bobina, é a peça chave para uma experiência vaping de qualidade, ela é responsável por aquecer o juice que está absorvido no algodão, e entregar o máximo de sabor com grande produção de nuvens de vapor. Cada tipo de coil funciona bem em específicos tipos de vape, e entregam experiências diferentes, a depender da composição do fio utilizado e da resistência do mesmo.

Temos que ter atenção nos metais utilizados em seu mod, pois alguns utilizam modo TC (Controle de Temperatura) e outro o modo POWER (Modo Potência).

Vamos por partes, as bobinas se resumem em COIL MESH (de malha) ou COIL REGULAR (padrão comum), seja ela pré-fabricada ou construída por você mesmo, o material usado na composição pode ser:

 

  • Cerâmica – Ela tem um aspecto poroso, então ela permite que o ar passe por elas facilmente. Há muitos vapers que elogiam o seu design por oferecer grande produção de sabor por ter uma alta tolerância a alta potência, ela também dura mais e menos chances de dry hit.

 

  • Aço Inoxidável (SS) – Um dos materiais mais usados, contamos com vários tipos diferentes desse material, mas o grau 430 é o mais usado normalmente. Esse tipo de material é popularmente conhecido por ser versátil para os modos TC e Power, e sua durabilidade.

 

  • Titânio – Esse é um material bem maleável, macio, fácil de manusear para torcer e cortar. Normalmente ela tem um custo maior do que do aço inoxidável, o seu uso é questionável pois é um material usado para dar faíscas em fogoso de artifício, particularmente não recomendo, e tem compatibilidade com o modo TC. (Está quase extinto, você quase não vê no mercado)

 

  • Kanthal (FeCrAl) – Uma das coils mais preferidas dos vapers, e o mais recomendado para os iniciantes, que estão começando a construir suas próprias coils, por ser maleável e por produzir grande quantidade de nuvens de vapor, esse tipo de coil é mais adequada ao modo de potência (Power Mod). Tem um porém, ela se oxida um pouco mais rápido do que os outros materiais.
    Sua composição é uma mistura de ferro, alumínio e cromo, normalmente usados em bobinas pré-fabricadas, principalmente Mesh.

 

  • Níquel – Há uma porção de tipos de fio de níquel no mercado, mas a melhor opção é a Ni200, que contém 99,6% de níquel.
    A maioria dos mods TC usam esse material por ter baixa resistência, porém não é recomendável dar fire (queima) por muito tempo, (honestamente é um material que não recomendo) e não é ideal para aparelhos de tensão variável ou potência variável. (Não recomendado para o modo Power).

I- Ni80 – Contém 80% de níquel / 20% de cromo. Pode ser usado em modo Power, não recomendado para o modo TC.

II – Ni90 – Contém 90% de níquel / 10% de cromo. Pode ser usado em modo Power, não recomendado para o modo TC.

Há pessoas que tem alergia a esse material, fique atento!

 

  • Nicromo – Ele é feito de 20% de níquel e 80% de cromo, não tem ferro em sua composição, as bobinas feitas dessa liga aquecem mais rápido que o Kenthal (ramp up baixo), porém ele é mais difícil de se manusear, ele não é tão maleável, mas fornecem uma grande produção de nuvens e vapor quente.

 

Agora que você já aprendeu tudo sobre a composição e qual o material certo utilizar em seu mod, vamos ver mais algumas informações que você precisa saber:

 

  • “Gauge”, é a métrica utilizada para definir a espessura, ou diâmetro, do fio, e isso vale para todos os materiais.
    Isso influencia na construção da sua coil, se é mais maleável ou não.Aqui a medida é quanto maior o valor numérico, mais fino é o fio, e pra que você tem que saber isso? Pois tem a ver com a resistência elétrica. Quanto maior o diâmetro, menor a resistência.Uma resistência baixa, ou sub-ohm, tem pouca resistência a eletricidade que passa quando você aperta o botão do fire do seu aparelho, ou seja, aquece rápido, e mais juice é vaporizado rapidamente, obtendo mais produção de nuvens e vapor mais quente.Mas se você tem uma bobina de resistência mais alta, quando você pressiona o fire ela aquece lentamente, é mais resistente, então a produção de nuvem é menor e o vapor mais frio.Ou seja, quanto maior a resistência, menos energia é necessário para aquecer!

 

  • “Ramp up” é a velocidade em que o fio esquenta, quanto mais rápido, mais baixo o ramp up.

 

  • A Lei de OHM é a fórmula utilizada para calcular a medida da resistência elétrica, a potência que será fornecida para o seu vape, a depender da resistência do seu atomizador e da voltagem da sua bateria, mods regulares não precisam desse cálculo, mas se você tem um mod mecânico ou se você vai construir suas próprias coils, esse cálculo e a segurança da bateria é são cruciais para um bom funcionamento e para não ter haver problemas.

 

oficial das coils

O que é Coil Mesh e Coil Regular? E a Coil Head?

 

Coil mesh é uma bobina feita de malha, normalmente é utilizado o fio kanthal ou SS (aço inoxidável) na sua construção.
Essa malha é uma tira de metal que possui buraquinhos, furinhos com espaçamentos, e isso é feito especialmente para ter uma superfície maior de contato com o algodão (o aquecimento acontece de forma mais uniforme), para assim proporcionar uma maior produção de nuvens de vapor e mais sabor do que a coil regular, porém é utilizado muito mais juice.

Exemplo: NexMESH Extreme (A1 0.16 ohms) – É a tela de arame tecido refinado derivado da malha de arame original. Seu segredo reside no uso preciso dos fios. A produção de sabor pode variar drasticamente com pequenas diferenças nos padrões de malha, incluindo a tecelagem, a crimpagem, o espaçamento e o fio. 
(Disponível em nosso site, clique aqui)

 

próxima malha 2

 

Coil Regular nada mais é do que um fio enrolado em formato de espiral com o algodão no meio.

Exemplo: Mania Vaper Coils – Alien  – 0.37ohms – As coils micro fused Clapton artesanais são elaboradas com fio de N80 de alta qualidade e higienizadas em cuba sônica, sem contato manual para evitar contaminação.
(Disponível em nosso site, clique aqui)

mania vaper alien (1)

 


Coil Head
são bobinas pré-fabricadas que não permitem a personalização ou customização, é uma coil que basicamente é pronta, e você só encaixa em seu atomizador.

Exemplo: Vaporesso – Coil GT6 0.2ohm – GT CORES – Bobinas de reposição da Vaporesso para reposição do tanque NRG e NRG SE. (Revenger, Revenger X).
(Disponível em nosso site, clique aqui)

Vaporesso - Coil GT6 0.2ohm - GT CORES

 

Quais tipos de coils podem ser feitas com esses materiais?

 

Simples

  • O nome já é indicativo ao tipo né, basicamente é uma resistência da qual você faz voltas em um molde, ou gabarito (para ter o tamanho certo) em formato de espiral (como do chuveiro, por exemplo), com diâmetro de 2mm até 3mm. O algodão fica no meio da parte interna.
coil-simples-of

 

Micro ou Nano  

  • É igual a simples, com exceção do tamanho, que é bem menor, contudo é mais difícil alocar o algodão internamente. Atualmente é menos utilizada do que os outros tipos, como sua resistência é menor, o seu tempo de aquecimento também é.
micro bobina

Twisted ou Trançada

  • Aqui são dois fios trançados entre si, normalmente são utilizados fios relativamente grossos, depois são enrolados em formato espiral. É feito com mais material, ou seja, uma resistência menor com uma área maior de contato com o algodão, você pode usar mais potência, proporcionando mais sabor e nuvens de vapor.
twisted


 

Paralela

  • Esse tipo de coil consiste em um, dois, ou três fios enrolado em si mesmo, é o mesmo processo da coil simples ou pode ter a junção de mais técnicas, melhorando a experiência entre sabor e nuvens de vapor.
paralela

 

 

Clapton

  • Basicamente é um fio enrolado em outro, formando como se fosse um espiral de caderno, só que com um fio no meio, como se fosse um tubo. Só se difere dos demais por ser achatado, fornecendo mais calor. Uma das melhores técnicas já criadas, muito utilizado em aparelhos de alta potência.
    Uma curiosidade sobre a Clapton é que ela tem esse nome por conta do guitarrista Eric Clapton pois o fio da resistência é semelhante a corda de violão, o seu nome foi dado por um vaper chamado Derek Small, que quando estava vendo seu amigo tocar guitarra, observou o fio e criou a técnica, onde um fio fino é enrolado em volta de um fio mais grosso.

Clapton - Oficial

 

 

Híbrida

As coils híbridas são chamadas assim pois nelas são usados uma mistura de duas ou mais técnicas para a sua construção.

Aqui vão alguns tipos:

 

  • Fused Clapton – Essa técnica é feita por dois fios centrais, ao invés de 1 só no meio, aumentando ainda mais a área de contato da coil, muito utilizado por vapers experientes.
fused clapton

 

 

  • Alien Clapton – É a técnica da Clapton comum, mas você desfaz o fio esticando parcialmente, pois depois de fazer isso o fio fica meio ondulado, como mostra a imagem acima.
alien clapton png 1 1

 

 

  • Staple coil – Ou bobina grampeada, pois lembra o formato de um grampo de grampeador, e ela utiliza 3 fios internos, sendo assim uma Clapton mais elaborada.
Staple Coil - Oficial

 

 

  • Staple Staggered Coil – Um par de coil Claptons enroladas em um fio, intercalando cada volta em cada um dos fios.
staple staggered - Oficial

 

 

  • Framed Staple Coil – Essa é uma mistura de técnicas, a staple e a fused Clapton, uma obra de arte.
framed staple coil fb cortad

 

  • Tiger Coil – Essa coil consiste em uma bobina de um fio redondo e um outro fio estilo ribbon wire, a torção desses fios leva a uma coil com mais ranhuras do que a twisted comum. (Como você vê, parece um arame)
tiger coil

 

  • Hive Coil – Feita com dois fios trançados, e depois os 2 são torcidos juntos, aumentando a área de contato da superfície, entregando máximo sabor! Ela parece ser difícil mas é uma das mais fáceis de fazer, pois não é necessário usar parafusadeira para realizar a técnica.
hive coil

 

  • Ribbon Wire Coil – É mais um fio achatado do que uma técnica, ribbon traduzido é fita, e pode ser usado com um outro fio normal em qualquer tipo de build.
ribbon wire 1

 

 

Atenção, o número de voltas afetará a resistência, mais voltas resultarão em uma resistência mais alta, afetando o sabor e a produção de nuvens de vapor.

 

Quanto tempo dura uma coil? E quando posso trocar?

 

Isso depende muito, vai desde a frequência da qual você utiliza seu aparelho, do juice que você usa, a potência e a tensão, o material da coil, e claro, do cuidado que você tem.

Se você usa seu aparelho diariamente e sua coil está estragando em poucos dias você tem que observar qual juice você está usando, se ele é mais doce ou se tem tabaco na receita, normalmente eles “ caramelizam” a coil, e o mais importante, se você está utilizando coil de material adequado para o seu mod.

Ah, o VG muito alto tem uma absorção mais rápida do líquido quando você vapora, ou seja, queima mais rápido também.

Se você não usa com frequência, ou até mesmo raramente, e sua coil está estragando rápido, você tem que tomar alguns cuidados a mais do que se utilizado com mais frequência. Observe se você não está deixando sua coil com juice parado durante muito tempo, a nicotina é uma substância da qual oxida com facilidade, então se você vapora pouco o recomendado é limpar seu atomizador, ou pod, e não deixe o juice parado por vários dias, (às vezes não precisa nem de dias, a exposição ao sol, luz UV, já faz com que ocorra a oxidação da nicotina) não faz bem para sua saúde fazer uso de juice oxidado, além do mais ele oxida a coil também.

Você pode trocar suas coils sempre que perceber certa oxidação, uma coloração mais escura, ou sentir um gosto “ruim”, aquele gostinho que você para e fala “hmmmm, esse gosto aqui não pertence ao juice que estou usando”, ou uma diminuição na produção de vapor, que é indício de algodão queimado. O algodão você pode trocar sempre que necessário, pois esse quando está queimado já não produz tanto sabor e nem vapor.

Vale ressaltar que pode não ser nada disso, viu?! O seu dispositivo pode estar com algum tipo de vazamento, a bobina pode estar com algum defeito, e isso implica numa boa experiência vaping.

Não fique enrolando para trocar suas coils, o vape é utilizado como forma de redução de danos, mantenha sua saúde em dia!

 

 

 

cropped Logo nova 32

Quer comprar as melhores resistências para o seu vape? Seja Pod ou Mod, temos fios, coils prontas pré-fabricadas, kit de ferramentas para build, vem conferir …

A Oficina Vapor trabalha com as melhores marcas do mundo vape, somente produtos originais com qualidade comprovada!!

 

Curtiu o nosso artigo? Tem alguma dúvida ou sugestão de tema?

Deixe seu comentário aqui!

 

 

Referencias Bibliográficas:

 

Clique aqui e  confira no nosso Blog mais conteúdo informativo sobre vape.

Deixe um comentário

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.
Open chat
Você precisa de ajuda?