OS DIFERENTES TIPOS DE BATERIAS DE VAPE

OS DIFERENTES TIPOS DE BATERIAS DE VAPE

Esse é assunto que todos deveriam procurar saber antes de comprar o seu aparelho, seja ele MOD ou POD. Essas informações sobre os diferentes tipos de baterias de vape são importantes para sua segurança, pois o mal-uso das baterias é uma das maiores causas de acidentes graves com vape, podendo haver explosões e queimaduras feias.

É muito importante que você conheça as baterias antes de compra-las, pois, ela influencia na quantidade de tempo que você vai conseguir usar o seu aparelho, e mais, com certos cuidados você maximiza a sua durabilidade, e isso é muito importante.

Uma área que não será explorada aqui neste artigo será sobre os mods mecânicos ou reconstruíveis não regulamentados, esse é um assunto delicado e iremos falar mais detalhadamente em outro artigo, se você é um vaper experiente sabe muito bem que é necessária muita informação para saber o que se está fazendo com esses mods, pois é muito perigoso!

 

Então vamos lá…

 

No mercado vaping há aparelhos que utilizam bateria interna não substituível, como por exemplo pod descartável, pod, e-cig, pod mod e até mod, porém aparelhos de alta potência na sua grande maioria utilizam baterias externas de íons de lítio, das quais são substituíveis e você precisa saber qual a certa para o seu aparelho, pois não é qualquer uma que aguenta a potência e a tensão dos aparelhos vaping, portanto para você escolher as baterias capacitadas para isso têm de seguir alguns requisitos:

  • Tamanho da bateria:

Você sabe qual o tamanho certo para o seu aparelho? Se atente a isso, atualmente temos variados tamanhos, que vão desde a 18350, 18650 (usado na maioria dos aparelhos), 20700, 21700, etc. As medidas delas são feitas por altura, largura e formato, por exemplo: 18650 (18 milímetros de largura com 65 milímetros de altura, o zero significa o formato redondo da bateria), e assim por diante.

  • Capacidade:

É medido por mAh (miliampére-hora), isso diz o quanto de carga ela consegue armazenar, e isso condiz com o tempo que sua bateria pode durar. Por exemplo: Uma bateria 18650 de 3.000 mAh dura mais que uma bateria 18650 de 2.000 mAh, pois ela consegue armazenar mais carga.

  • Corrente Máxima:

É medido por A (ampere), a corrente máxima é o que vai dizer se a bateria é qualificada para usar em seu aparelho, é o quanto de energia ela consegue descarregar em seu aparelho. Por exemplo, a bateria Sony que tem 25A:

 

 

  • Temos a voltagem também, porém ela não é uma característica da bateria, e sim uma relevância mais física, pois todas trabalham com os mesmos valores, ela é dada como tensão nominal, tensão mínima e tensão máxima. Fique atento, pois a tensão nominal de uma bateria tem que estar acima de 2.5V, e com essa voltagem a sua bateria já está “fraquinha”, pois o valor normal dela é 3.6V, abaixo de 2.5V a sua bateria já pode estar se deteriorando, apresentando problemas, e já não segura carga como antes, abaixo dos 2.0V é recomendado o descarte da sua bateria, para sua segurança.

         DICA: Você consegue ver essa tensão na tela do seu dispositivo, quando o botão do fire é ativado, a sua voltagem aparece.

 

AFINAL, QUAL BATERIA É RECOMENDADA PARA UTILIZAR EM SEU MOD?

Há muitas marcas disponíveis no mercado, há desde as baterias feitas especialmente para aparelhos vaping, e há as baterias de marcas renomadas que tem capacidade para serem utilizadas em aparelhos de alta potência,

Fique atento quando for comprar suas baterias:

  • Procure comprar em lojas confiáveis que vendem produtos originais, evite falsificações!
  • Não caiam em conversa de vendedores que querem vender baterias de lanternas, você tem que ver qual a quantidade de fornecimento de corrente de descarga (Amperes), baterias que tem um valor muito abaixo do mercado e de procedência, marca desconhecida, fujam, é cilada! Muitas dessas marcas desconhecidas usam bateria rewrap (compram baterias de fabricantes desconhecidos e usam a wrap que desejam, podem colocar informações que não condizem com a bateria).
  • Sempre busque saber qual a potência que seu aparelho utiliza, no geral aparelho que utilizam duas baterias vão até 150W, a aparelhos de uma bateria vão até 80W, há até aparelhos que utilizam 3 baterias, e sempre compre da mesma marca e modelo, JAMAIS utilize baterias distintas uma da outra.
    Por exemplo: Não utilize no mesmo aparelho uma bateria VTC5 da Sony e uma VTC6, você pode usar somente do mesmo modelo, mesmo sendo da mesma marca.

 

INDICAÇÃO DE MELHORES MARCAS:

 

1° Lugar – Bateria LITHICORE 18650 3000mAh

 

A LITHICORE é de longe a melhor bateria de lítio, a mais segura para o uso em vapes, ela é TOP DE LINHA. E o seu preço não é tão caro, se for comparada a outras marcas, aproveite e garanta já a sua, nossa loja está com um preço incrível, clique aqui e confira.

lithicore

 

2º LugarBateria Sony VTC6 – 18650 Li-Ion US 18650 3.6V

 

A bateria Sony VTC6 18650 são feitas especificamente para aparelhos de alto desempenho, a Sony é uma marca renomada muito confiável.
(Clique aqui e confira)

vtc6

 

3° Lugar: Bateria Samsung 30Q – 18650 Li-Ion INR 5C 3.V

 

A Bateria 30Q 18650 da Samsung é feita especialmente para aparelhos de alto desempenho, sendo ótimas baterias para vape com 3000mAh garantem uma grande durabilidade para sua sessão vaping.
(Clique aqui e confira)

Samsung - Bateria 18650 30Q Li-Ion INR

 

4º Lugar – Bateria LG HG2 – 18650 HG2 3000MAH

Ou Bateria Chocolate, a LG HG2 é feita especificamente para aparelhos de alto desempenho, altamente segura para aparelhos vaping.

 

LG - Bateria LG 18650 HG2 3000MAH

 

 

 

Essas são as melhores e mais seguras marcas de baterias que temos no mercado vaping, porém não se esqueça que você deve tomar todos os cuidados que uma bateria de lítio necessita, caso ao contrário, se acontecer algum acidente ou até mesmo chegar a explodir, a chance de isso ter sido culpa sua é muito maior do que ter sido um problema do fabricante, por isso é tão importante você ter conhecimento dos cuidados, não importa a marca da bateria se você não sabe como usá-la.

 

Aqui vão as dicas para você conseguir manter suas baterias e seus aparelhos seguro, juntamente com os cuidados para você ter uma grande durabilidade sem estragar as mesmas:

  • Nunca exceda a taxa de descarga contínua da bateria ou a taxa de carga.
  • Compre baterias apenas de um fornecedor conhecido e confiável que tenha baterias originais, não se arrisque com baterias falsas.
  • Olhe sempre o estado da bateria, ela está com a wrap (invólucro) em perfeito estado ou tem algum dano? Se não, faça um re-wrap para manter sua bateria sem riscos. Ela está amassada ou com algum vazamento? Procure rapidamente descartá-la, preferivelmente em locais apropriados para baterias.
  • Sempre guarde sua bateria em locais apropriados, cases ou caixinhas, não largue ela solta em bolsas, mochila, ou até mesmo no bolso, ela não pode entrar em contato com outros metais, isso pode gerar um curto-circuito.
  • JAMAIS desmonte, perfure, esmague, corte, incinere, coloque em curto-circuito. O mal-uso pode causar acidentes graves, por isso tenha cuidado!
  • Cuidado com as altas temperaturas da quais você deixa a sua bateria exposta, altas temperaturas são a maior causa de danos e a redução de vida útil das baterias de lítio. Temperaturas acima de 45ºC já é perigoso, fique atento!
  • Cuidado com temperaturas muito abaixo do normal, -20°C, a reação química da bateria é muito menos eficiente, contudo o seu desempenho não é o mesmo do que em uma temperatura ambiente, sem contar que esquentar uma bateria em temperaturas tão baixas pode danificá-la.
  •  Depois de usar a bateria, caso for carregá-la de novo, deixe-a esfriar até a temperatura ambiente antes.
  • Se a bateria estiver em 2.0V provavelmente está danificada. Não vale a pena tentar usar o modo “recuperação” do seu carregador (se tiver) porque o dano pode levar a um curto-circuito interno posteriormente. Faça o descarte correto imediatamente.
  • As baterias Li-Ion não precisam ser descarregadas ocasionalmente até o fim para mantê-las em boas condições. As baterias Li-Ion não sofrem de “memória”. Isso só é necessário para baterias NiCd (níquel-cádmio) ou NiMH (hidreto metálico de níquel). A descarga parcial e a recarga várias vezes é melhor para uma longa vida útil da bateria do que descarregar até onde o mod indica “bateria fraca” e depois recarregar.
  • Certifique-se de que o carregador que você usa desliga assim que a carga estiver completa. Verifique as instruções do carregador que deseja usar, caso não tiver essa automatização, não deixe suas baterias estagnadas no carregador, assim que as mesmas estiverem carregadas, guarde-as!
  • Nunca use um carregador lento com baterias Li-Ion! A retenção da carga contínua da bateria na tensão de carga lenta vai danificá-la, use carregadores específicos!
  • Ah, uma última dica super importante é que quando for comprar suas baterias, já pode comprar wraps, anéis isolantes e se caso não vier junto uma case, pode comprar também, você vai precisar armazenar e transportá-las.

 

 

 

 

A Oficina Vapor não se responsabiliza por quaisquer ferimentos pessoais ou danos materiais causados pelo uso indevido ou manuseio incorreto das baterias.

 

 

Se você precisar de mais informações sobre baterias, ou tiver alguma dúvida sobre algum assunto do artigo, nos comunique!

Quer comprar as melhores baterias para o seu vape? Temos as melhores marcas do mercado, vem conferir, clique aqui.

 

OS DIFERENTES TIPOS DE BATERIAS DE VAPE

A Oficina Vapor trabalha com as melhores marcas do mundo vape, somente produtos originais com qualidade comprovada!!

 

Curtiu o nosso artigo? Tem alguma dúvida ou sugestão de tema?

  • Deixe seu comentário aqui!

 

 

 

Referências Bibliográficas:

 

 

 

Deixe um comentário

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.
Open chat
Você precisa de ajuda?